quarta-feira, janeiro 24, 2007

Profissionalismo (Parte I)


Contratações

O modelo de contratações levado a cabo nos últimos anos, está mais que falido. Os clubes não podem continuar a ser dependentes dos empresários, é necessário cada vez mais apostar numa boa base de dados relativos a jogadores que possam interessar no futuro. No mundo do futebol, é preciso ser mais perspicaz que o adversário, mais astuto, mais rápido. E, por vezes os fins justificam os meios. É necessário estar no mercado, e saber os métodos a utilizar, não podemos ser reféns de alguém que nos bata à porta com a promessa de sucesso.

O responsável máximo num clube que tenha a responsabilidade de contratar, deve ser alguém que perceba de futebol, claro, mas deve ser sobretudo um profissional. Desenganem-se os que pensam que o amor ao clube é o mais importante em cargos de gestão desportiva. Actualmente, o mundo do desporto em geral, e do futebol em particular, requerem cada vez mais profissionalismo.

Não se pode contratar apenas por contratar, para ver no que dá. Não, é necessário assumir desde logo as responsabilidades quando algo falha, e retirar as consequências que daí advenham. O problema está pois claro no profissionalismo. Sejamos claros, o clube deve ser gerido por profissionais a tempo-inteiro, e não ser um part-time.

O sucesso nas contratações, é uma das bases para o sucesso desportivo. Toda uma gestão é posta em causa se não existir sucesso desportivo, no caso de Vítor Magalhães isso foi por demais evidente. Não conseguiu sucesso desportivo, bem pelo contrário, e isso é imperdoável. Mas o seu grande erro não foi tanto no modelo de gestão, foi não ter as pessoas certas que lhe dessem garantias no futebol, agravando-se com a saída de Manuel Machado. Faltou profissionalismo, por muito que as pessoas que lá estivesses gostassem do Vitória.

9 comentários:

Anónimo disse...

MAGALHÃES e os seus comparsas são um autentico falhanço............

PESSOAL, JÁ NÃO HÁ MUITOS BILHETES Á VENDA, HOJE NO ESTADIO DO VIZELA ATÉ PARECIA O NOSSO COMPELEXO DE TREINOS, SÓ SÓCIOS E SIMPATIZANTES VITORIANOS.

Anónimo disse...

Basta de HUMILHAÇÕES, vou a Vizela e até vou lá fazer um FARNEL, a sério, porque acredito que o VITÓRIA vai fazer esquecer o passado recente, a equipa vai jogar só e só para ganhar, caso contrário..............

Prognósticos? 0 - 2 ambos por TARGINO

Anónimo disse...

Acredito sinceramente que Manuel Rodrigues tem capacidade e apoios para dar a volta a isto.

Magalhães e Pimenta já nos deram muitos titulos, agora temos que dar a vez a quem tem capacidade e a quem é verdadeiramente Vitoriano e com as cotas em dia.

Qual é a desculpa para o sr. Pimenta ter as cotas em atraso?

Será que tinha desistido de ser sócio, mas este Pimenta é mesmo um grande Vitoriano pá, desculpem Cromo.

Quanto Á NÓDOA Magalhães, nem merecem qualquer comentário, nota 0. (zero)

Afonso Henriques, 1.º Rei de Portugal


Votem no Maior Português de Sempre

n.º 760 10 2001

por GUIMARÃES, pelo VITÓRIA

Anónimo disse...

Claro que já votei no nosso D. Afonso, pelo telefone e por telenóvel.

Assunto Vizela,

Levem as vossas bandeiras VITÓRIA SEMPRE, vamos fazer uma coreografia como só nós Vitorianos sabemos fazer, oresto já está preparado.

Ricardão

Anónimo disse...

Muito bem.
Foi dito tudo.

Anónimo disse...

Participem na mega coreografia, levem a Bandeira Vitória Sempre.

Bancada Nova

Anónimo disse...

Não sabia da coreografia, mas acho grande ideia.
como tb v a vizela, v levar a m bandeira V.S.

Alguém pode fotografar?

Vitóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóória!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não sabia da coreografia, mas acho grande ideia.
como tb v a vizela, v levar a m bandeira V.S.

Alguém pode fotografar?

Vitóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóória!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não sei como é que é possivel que alguém tenha dado um voto se quer no actual presidente. (???????????)

Quem o fez, fez-lo porque a votação é aberta a todos os candidatos e não candidatos, mas quem votou nesse senhor não se pode dizer Vitoriano.

Ás tantas são Bracarenses ou Leixonenses que o fizeram, só pode ter sido.

Meu Deus, um Vitoriano já mais lhe daria um voto.

O presidente mais vergonhoso da nossa história, e eu ainda votei nele, mas cedo abri os olhos, tal como Emilio Macedo e outros.

Por enquanto, vou ficar á espera da confirmação de Manuel Rodrigues e conhecer os programas eleitorais.

Mas por favor, não nos prometam o céu, pois Magalhâes prometeu a curto prazo titulos e mais titulos, era só festa............................Um homem cheio de sonhos, mas pouco realista e com medo da Vida.