quinta-feira, janeiro 01, 2009

Os nomes que se falam

Enquanto os reforços não chegam, apresentamos aqui uma lista dos nomes que se têm falado com mais alguma insistências nas últimas semanas, como sendo reforços da equipa Vitoriana. 2 são defesas centrais e outros 2 são avançados. Fica aqui uma pequena análise:


Weldon: O Avançado Brasileiro de 28 anos que já teve passagens pelo Dubai (2004/05) e pela Liga Francesa, Sochaux (2005/06) e Troyes (2006/07) representou o Belenenses por empréstimo na época passada (28J, 12G) e regressou ao Cruzeiro no Brasil para realizar o Brasileirão 2008 (12J, 2G).

Weldon deixou boa impressão na sua passagem por portugal, mostrando ser um jogador tecnicista e rápido, com excelente poder de desmarcação.

Embora seja dada como certa a sua transferência para o Botafogo, o acordo ainda não está assinado e o Vitória poderá ter uma oportunidade de se reforçar com um avançado de qualidade.


vantagens: Adaptado ao futebol português.
desvantagens: Negócio quase fechado com Botafogo.



Santana Carlos: O Avançado do momento em Angola despertou o interesse de vários clubes em Portugal, chegando mesmo a provocar algumas acusações entre dirigentes (1). O Vitória continuou na corrida, aparentemente sozinho, mas o negócio parece estar difícil. Santana está avaliado em cerca de 1 milhão de euros, o Vitória tudo indica irá avançar com a compra de 50% do passe do jogador.

Santana foi o melhor marcador do Girabola 2008, com 20 golos, o que faz dele um jogador apetecível para os clubes portugueses.

vantagens: É forte fisicamente, o que é importante dada a baixa estatura dos avançados Vitorianos.
desvantagens: Preço elevado. Precisa de tempo de adaptação.



Gustavo Lazzaretti: Central do Atlético Paranaense, com 24 anos e 1,86m. Com passaporte Italiano, Gustavo veio cedo jogar na Europa, primeiro no Chelsea onde representou a equipa de reservas na época 2003/04 e nas épocas seguintes na Série A em Itália onde representou a Udinese (sem grande sucesso) e o Teviso (fez 25 jogos). Voltou ao Brasil no final da época 2005/06  para representar o Atlético-PR, onde foi cimentando uma posição no eixo da defesa, embora nunca se assumiu como titular indiscutível.

No Brasil fala-se que o seu passe está avaliado em 3 milhões de euros, valor que poderá baixar significativamente ou então optar-se por uma opção de empréstimo até final da época.


vantagens: Jovem e possibilidade de chegar por empréstimo.
desvantagens: Precisa de tempo de adaptação.



Diego Gaúcho: Titular indiscutível no centro da defesa do Gil Vicente, Diego chegou a portugal com 25 anos directamente para Barcelos, onde tem realizado excelentes exibições, estando já na 3ª época. Apontado no defeso como alvo de vários clubes, nacionais e estrangeiros, acabou por se manter em Barcelos para mais uma época. António Fiúza pede cerca de 1 milhão de euros pelo atleta, o que é considerado exagerado em Guimarães, contudo as negociações poderão avançar noutro tipo de negócio, com a compra de parte do passe.

vantagens: Adaptado ao futebol português.
desvantagens: Preço elevado.

1 comentário:

Vimaranes disse...

A opção Weldon seria com toda a certeza acertada, até pelo valor que o jogador demonstrou em Portugal, mas creio que a direcção vitoriana terá acordado tarde para essa opção.
Quanto a Santana Carlos, não o conheço. Pedroto continua a afirmar tratar-se de um grande jogador e, como todos os jogadores, o preço é elevado. Se vale realmente a pena invista-se, caso contrário abandone-se de uma vez por todas as negociações.
Quanto ao resto, a contratação de jogadores brasileiros sem experiência no futebol europeu nesta altura tem de ser altamente cuidadosa, porque não há tempo para adaptações.