segunda-feira, novembro 24, 2008

Uma direcção sem rumo


A direcção do Vitória apresenta sinais de nervosismo. Em conferência de imprensa Emílio Macedo, ladeado de Manuel Almeida e Vasco Santos falou aos sócios sobre a situação do clube. Emílio Macedo nunca foi um bom comunicador, e nunca o irá ser, aliás dos 3 que estavam na mesa venha o diabo e escolha. A imagem que o Vitória passa para o exterior é uma imagem de um clube bacoco, de bairro, onde o profissionalismo não existe, e os erros sucessivos que a actual direcção vem fazendo são sempre contornados com desculpas inócuas. O Título da reportagem no site do Vitória é: "Presidente da a cara pelo clube", eu pergunto: Não é para isso que ele foi eleito?

Já muito se falou sobre o que poderia ter sido esta época, e não me vou alongar mais sobre esse assunto, mas quando se pede força, coragem e visão, o que esta direcção nos consegue dar é mais do mesmo, inoperância e amadorismo. Manuel Almeida e Vasco Santos são a melhor imagem de como não se deve fazer a gestão de um plantel. Já agora um exercício para quem estiver disponível, se conhecerem algum jogador do Vitória, perguntem-lhe qual a relação que Manuel Almeida tem com eles, e peçam-lhe uma comparação com por exemplo, Paulo Pereira que era o responsável do futebol na época passada.

Um dos pontos que esta direcção sempre destacou na campanha era a preparação da época atempadamente, o que nunca se verificou. Não se podem desculpar com jogadores que não vieram e que estavam prometidos, porque no futebol como dizia alguém "o que hoje é verdade, amanhã é mentira" e só quem não tem experiência pode ser tomado de surpresa.

Questiono o que fazem Vasco Santos e Manuel Almeida, se quando o Porto não cedeu os prometidos jogadores, não tinham sequer uma solução, uma base de dados, um único jogador que pudessem contratar, sem ser brasileiros oferecidos por empresários. Questiono o que fazem estes senhores todos os dias no clube. Aposto que se amanhã precisássemos de um defesa esquerdo de urgência, não tinham nenhuma opção, não conhecem jogadores, apenas empresários, e quando um jogador é oferecido ao Vitória por um empresário, é oferecido a mais dois ou três clubes, e quando o contratamos já está muitas vezes inflacionado.

Emílio Macedo pode ser boa pessoa, não questiono, mas não tem capacidade para ser o líder do clube, não tem imagem, nem postura, nem competência para liderar um clube com 86 anos de história que sempre habituou os seus adeptos a ser grande, com identidade e sobretudo independente, algo que se está a perder nestes últimos tempos. Nunca, mas mesmo nunca alguém ganhou algo associando-se aos menos fortes, porque fica à mercê dos mais fortes, e o futebol rege-se por regras simples e naturais.

Artigo publicado no portal VitóriaSempre.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Lucas Klysman

Depois da grave lesão de Douglas, e de um plantel mal construído, deparamo-nos com escassas soluções a nível atacante. Nesta altura, com o mercado fechado a solução terá de ser interna como todos apontam, e na imprensa tem surgido o nome do miúdo Lucas, o jovem brasileiro das camadas jovens do Vitória.

Nos próximos tempos, Lucas terá a oportunidade de mostrar todas as credenciais que mostrou nas camadas jovens do Vitória. O problema é que o nível competitivo é severamente diferente, e nesse sentido a integração terá de ser feita gradualmente.

Nos últimos anos em Guimarães, não existe nenhuma política de integração dos jovens valores das camadas jovens na equipa principal, e está bem patente no plantel principal onde apenas Moreno e Tiago Ronaldo conseguiram ultrapassar esse desafio, embora em situações distintas. Moreno depois de aparecer como jovem promissor, (onde se tentava encontrar o novo Meira), chegou a ser bastante contestado, conseguido assegurar um lugar no plantel, muito graças ao seu vitorianismo, por outro lado Tiago Ronaldo ainda não passou essa fase, e está a ser lançado com mais cautela para que não se perca à nascença outro produto das camadas jovens como foram os recentes casos de Targino, Helder Cabral, Cascavel, Pinto, Pedro Freitas, entre outros, que ou foram sempre duramente criticados pela massa associativa, ou não lhes foi dada qualquer oportunidade de se afirmarem no plantel principal.

Lucas tem sido apontado como a solução, até mesmo por Cajuda, mas não será sensato colocar o peso da substituição de Douglas num jovem de 18 anos que não fez nenhum jogo pela equipa principal, e que embora esteja inscrito desde a época passada, são raras as aparições no plantel principal.


Jean Coral com 20 anos, Marquinho com 22 e Lucas com 18 anos serão as soluções para o ataque juntamente com o veterano Roberto. Não cobrem dos miúdos aquilo que eles ainda não estão preparados para dar, porque sem tempo de adaptação, poucos são capazes de mostrar as suas qualidades.

O estranho é que mesmo com um director desportivo e um vice-presidente para o futebol seja necessário ir ao brasil a mando de empresários procurar jogadores, quando aqui bem perto , em Portugal, não faltam jogadores a despontar nas divisões secundárias. Se for necessário deixo aqui uma lista, e não é baseado na base de dados de nenhum jogo de computador.

segunda-feira, novembro 17, 2008

Azar?

Não chegavam os 4 jogos consecutivos para o campeonato sem ganhar, não chegavam as fracas exibições desde o início da época, não chegava a lesão de Sereno, não chegavam as várias de lesões de Nuno Assis, Luis Filipe e Marquinho, e agora vamos perder Douglas, o nosso melhor jogador desde o início do campeonato. Chamem o Alexandrino já...

segunda-feira, novembro 10, 2008

Boavista vs Vitória (Taça de Portugal 4ª Eliminatória)

Com um onze ligeiramente alterado em relação ao último jogo, Momha substituíu Luciano na esquerda da defesa, Nuno Assis entrou para o lugar de Wenio, Desmarets cedeu o Lugar a Luis Filipe e Fajardo trocou com Roberto. O Vitória apresentava-se num 4x2x3x1 com Douglas a manter o lugar de ponta de lança.

A defesa do Vitória voltou a entrar nervosa no jogo, e embora o Vitória estivesse sempre por cima do Boavista, os poucos contra-ataques da equipa do Bessa pareciam causar sempre perigo. Com o andamento do jogo o Vitória foi crescendo e na segunda parte foi bastante mais seguro nas suas incursões.

Parece que o 4x2x3x1 é realmente a táctica que melhor se adequa a este plantel, com duplo pivot defensivo Flávio e Alves, dois alas e Nuno Assis no apoio ao ponta de lança de serviço.

Luis Filipe esteve sempre muito activo, tal como Nuno Assis e João Alves. Fajardo foi ganhando confiança e esperemos que o golo seja sinónimo de melhores exibições. Flávio parece-me em clara baixa de forma, sempre muito lento nas movimentações e com níveis de eficácia de passe curto muito baixos. Douglas foi incansável e Roberto entrou bem no jogo. Mohma e Andrezinho estiveram bastante permeáveis e pouco activos no apoio ao ataque.

MVP:
L. Filipe 5
Nuno Assis 3
J. Alves 1

terça-feira, novembro 04, 2008

segunda-feira, novembro 03, 2008

Vitória vs Benfica J7

O Vitória não começou bem, e salvo a "garra" de Douglas, poucos mostravam vontade em ganhar o jogo. Flávio fez um dos piores jogos dos últimos tempos, Danilo e Gregory ressentiram-se e também não ficaram bem na fotografia do primeiro golo. Luciano foi tentando levar o jogo, mas os cruzamentos não saíam bem, Wenio não esteve nos seus melhores dias e João Alves melhorou com o andamento do jogo. A última análise que pode ser feita é que Nuno Assis tem de ser titular nesta equipa, porque mesmo sem ritmo de jogo, é o único que consegue pegar na bola e abrir espaço na defesa contrária, caso contrário o jogo não tem sentido lógico de progressão.

Mais uma vez o Benfica ganhou em Guimarães sem convencer ninguém, com um jogo medíocre de fazer envergonhar os seus adeptos. O Vitória começou com demasiado respeito e ressentiu-se disso.

MVP:
Douglas 5

Roberto 3
J. Alves 1