quinta-feira, novembro 20, 2008

Lucas Klysman

Depois da grave lesão de Douglas, e de um plantel mal construído, deparamo-nos com escassas soluções a nível atacante. Nesta altura, com o mercado fechado a solução terá de ser interna como todos apontam, e na imprensa tem surgido o nome do miúdo Lucas, o jovem brasileiro das camadas jovens do Vitória.

Nos próximos tempos, Lucas terá a oportunidade de mostrar todas as credenciais que mostrou nas camadas jovens do Vitória. O problema é que o nível competitivo é severamente diferente, e nesse sentido a integração terá de ser feita gradualmente.

Nos últimos anos em Guimarães, não existe nenhuma política de integração dos jovens valores das camadas jovens na equipa principal, e está bem patente no plantel principal onde apenas Moreno e Tiago Ronaldo conseguiram ultrapassar esse desafio, embora em situações distintas. Moreno depois de aparecer como jovem promissor, (onde se tentava encontrar o novo Meira), chegou a ser bastante contestado, conseguido assegurar um lugar no plantel, muito graças ao seu vitorianismo, por outro lado Tiago Ronaldo ainda não passou essa fase, e está a ser lançado com mais cautela para que não se perca à nascença outro produto das camadas jovens como foram os recentes casos de Targino, Helder Cabral, Cascavel, Pinto, Pedro Freitas, entre outros, que ou foram sempre duramente criticados pela massa associativa, ou não lhes foi dada qualquer oportunidade de se afirmarem no plantel principal.

Lucas tem sido apontado como a solução, até mesmo por Cajuda, mas não será sensato colocar o peso da substituição de Douglas num jovem de 18 anos que não fez nenhum jogo pela equipa principal, e que embora esteja inscrito desde a época passada, são raras as aparições no plantel principal.


Jean Coral com 20 anos, Marquinho com 22 e Lucas com 18 anos serão as soluções para o ataque juntamente com o veterano Roberto. Não cobrem dos miúdos aquilo que eles ainda não estão preparados para dar, porque sem tempo de adaptação, poucos são capazes de mostrar as suas qualidades.

O estranho é que mesmo com um director desportivo e um vice-presidente para o futebol seja necessário ir ao brasil a mando de empresários procurar jogadores, quando aqui bem perto , em Portugal, não faltam jogadores a despontar nas divisões secundárias. Se for necessário deixo aqui uma lista, e não é baseado na base de dados de nenhum jogo de computador.

1 comentário:

Vimaranes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.