segunda-feira, novembro 24, 2008

Uma direcção sem rumo


A direcção do Vitória apresenta sinais de nervosismo. Em conferência de imprensa Emílio Macedo, ladeado de Manuel Almeida e Vasco Santos falou aos sócios sobre a situação do clube. Emílio Macedo nunca foi um bom comunicador, e nunca o irá ser, aliás dos 3 que estavam na mesa venha o diabo e escolha. A imagem que o Vitória passa para o exterior é uma imagem de um clube bacoco, de bairro, onde o profissionalismo não existe, e os erros sucessivos que a actual direcção vem fazendo são sempre contornados com desculpas inócuas. O Título da reportagem no site do Vitória é: "Presidente da a cara pelo clube", eu pergunto: Não é para isso que ele foi eleito?

Já muito se falou sobre o que poderia ter sido esta época, e não me vou alongar mais sobre esse assunto, mas quando se pede força, coragem e visão, o que esta direcção nos consegue dar é mais do mesmo, inoperância e amadorismo. Manuel Almeida e Vasco Santos são a melhor imagem de como não se deve fazer a gestão de um plantel. Já agora um exercício para quem estiver disponível, se conhecerem algum jogador do Vitória, perguntem-lhe qual a relação que Manuel Almeida tem com eles, e peçam-lhe uma comparação com por exemplo, Paulo Pereira que era o responsável do futebol na época passada.

Um dos pontos que esta direcção sempre destacou na campanha era a preparação da época atempadamente, o que nunca se verificou. Não se podem desculpar com jogadores que não vieram e que estavam prometidos, porque no futebol como dizia alguém "o que hoje é verdade, amanhã é mentira" e só quem não tem experiência pode ser tomado de surpresa.

Questiono o que fazem Vasco Santos e Manuel Almeida, se quando o Porto não cedeu os prometidos jogadores, não tinham sequer uma solução, uma base de dados, um único jogador que pudessem contratar, sem ser brasileiros oferecidos por empresários. Questiono o que fazem estes senhores todos os dias no clube. Aposto que se amanhã precisássemos de um defesa esquerdo de urgência, não tinham nenhuma opção, não conhecem jogadores, apenas empresários, e quando um jogador é oferecido ao Vitória por um empresário, é oferecido a mais dois ou três clubes, e quando o contratamos já está muitas vezes inflacionado.

Emílio Macedo pode ser boa pessoa, não questiono, mas não tem capacidade para ser o líder do clube, não tem imagem, nem postura, nem competência para liderar um clube com 86 anos de história que sempre habituou os seus adeptos a ser grande, com identidade e sobretudo independente, algo que se está a perder nestes últimos tempos. Nunca, mas mesmo nunca alguém ganhou algo associando-se aos menos fortes, porque fica à mercê dos mais fortes, e o futebol rege-se por regras simples e naturais.

Artigo publicado no portal VitóriaSempre.

6 comentários:

Vimaranes disse...

Em absoluto acordo com todo o texto. Excelente análise.

jotafundador disse...

Nesta análise está tudo dito.

É triste ver o presidente do Vitória a fazer (agora) o trabalho que devia ter realizado no inicio da época.

E os reforços que vieram no início da época? Que fazer com eles?

Anónimo disse...

filhos da puta espanhoes de merda, estais a rasca ah ah ah aha

Anónimo disse...

Não deixem que estes comentários de "extra terrestres" sejam aprovados.
É que são dirigidos a outras pessoas de outro país.
Aqui, Berço de Portugal.

Anónimo disse...

Tenho pena de ver aquele senhor no meio de dois xulos.
Um senhor bem em Guimarães, no meio de dois tipos que estão no Vitória a pensar como podem eles desviar mais uns Euros.
Vitorianos, acordem antes que seja tarde de mais....

Anónimo disse...

Mesa redonda a três?
Comentários sobre os adeptos dos mesmos?
Enrabem-se uns aos outros então.

Aqui, só dá VITÓRIA, este sim um GRANDE!