segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Ponto de situação (Parte II)

Vamos por partes:

Em primeiro lugar, gostaria de fazer referência ao primeiro aniversário do Bancada Nascente, que se completou no passado dia 30 de Janeiro, com mais de 5000 visitas, e todas as referências, agradecimentos, e promessas que já fiz aqui à passagem da visita nº 5000 deste blog. Uma pequena nota para o número record de visitantes no mês de Janeiro, que foi superior a 1000, tendo sido aproximadamente o dobro do antigo record, o mês de Abril de 2006. A todos os que nos visitam, o nosso muito obrigado.


Em segundo lugar, vamos falar de reforços. 4 contratações e um logro... Foram no passado mês de Janeiro inscritos pela equipa do Vitória os jogadores Tchomogo, Rissut, Anderson Costa e Paulo Adriano. Veio também para Guimarães Waldir Lucas, que entretanto foi devolvido ao Ajaccio por causa da não autorização da FIFA para a inscrição do jogador. Um caso que ainda promete dar que falar, pela incompetência da nossa actual direcção, pela discriminação da FIFA, ou por ambas.
Quanto àqueles que foram realmente inscritos, penso que vieram para as posições que o Vitória mais necessitava, mas a ver vamos se vieram com a qualidade que o Vitória necessita.
Rissut parece ser um lateral com qualidade, boa técnica mas com um defeito que me parece incrível para um jogador da sua posição: é bastante lento. Poderá ainda estar à procura da sua melhor forma, e espero que o futuro mostre como estou enganado.
Paulo Adriano é um jogador com provas dadas no futebol português. Parece ser um verdadeiro reforço, quer pela sua experiência, quer pela sua qualidade técnica. Pode ser o toque de serenidade e classe que faltava ao meio-campo do Vitória.
Tchomogo é também um conhecido do futebol português. Um extremo veloz que vem dar um pouco mais de qualidade ao lado direito do ataque. Talvez precise de ser um pouco mais prático na hora de ir à linha e cruzar a bola, mas penso que é mesmo reforço.
Quanto a Anderson Costa, talvez ainda não esteja na sua forma plena, mas mostra já ser um verdadeiro ponta de lança, um homem fixo na área. Talvez um pouco fixo de mais, e por isso necessita de um homem mais junto a ele, um 2º avançado como Henrique ou Bacari (são as opções que temos...). A sua forte compleição física pode ser-lhe vantajosa em algumas situações, mas no futebol da Liga de Honra, com os árbitros que temos, serão marcadas muitas faltas de cada vez que luta pela bola em contacto físico com um adversário.

Mas, com ou sem reforços, a nossa situação é cada vez mais desesperante. Começa a por-se em causa muita coisa que se passa no futebol do Vitória. Em 3 jogos desde a entrada de Manuel Cajuda o Vitória conseguiu apenas um ponto (em caso de vitória nos 3 jogos estaríamos agora a apenas 1 ponto dos lugares de subida). Tudo isto faz-nos pensar bastante: será que a saída de Norton de Matos e a entrada de Manuel Cajuda foi realmente benéfica? Será que valeu a pena a entrada de novos reforços, certamente mais caros a nível salarial que aqueles que saíram, quando a subida é cada vez mais uma miragem? Já para não falar do período de adaptação de todos eles, que em nada beneficia uma equipa com urgência de resultados imediatos.

Época perdida - Virá aí a Salvação?

No meio de tudo isto, surgem as eleições para a presidência do Vitória. Penso que não poderiam surgir em melhor altura.
Depois da gestão feita por uma direcção que ficará para sempre na história do clube, pelos piores motivos, e com a época já praticamente perdida, era urgente mudar.
E penso que surgem numa altura óptima, por vários motivos. Em primeiro lugar, porque o candidato que vencer as eleições saberá à partida que nada há a fazer em relação a esta época, e que irá encontrar um clube na Liga de Honra e que por lá se manterá pelo menos mais um ano e meio. Isso à partida inviabiliza uma estratégia normalmente utilizada pelos candidatos, que é a promessa da vinda de um novo treinador, a única mudança possível nesta altura, visto que isso nada iria alterar. E depois, como não estamos em época de transferências nem perto disso, poupam-nos das promessas de grandes reforços para a equipa, que na maior parte das vezes não chega a concretizar-se.
O facto de se realizarem nesta altura permitirá assim planear a próxima época com serenidade, com bases bem assentes, mas sem desculpas para falhar. A margem de erro é cada vez menor...
Assim, penso que a campanha irá ser marcada realmente pelo debate de ideias para o futuro do nosso clube, e não em promessas que nunca passam disso mesmo. Para ajudar a esse debate, é de salutar a presença de 3 listas concorrentes, o que dará concerteza outro animo a esta campanha.


P.S.: Perdoem-me a extensão do post, mas realmente tinha mesmo muita coisa para dizer...

2 comentários:

Anónimo disse...

Bancada Nascente, Só não estamos em sintonía no seguinte,m é que não acho que as eleições tenham vindo na melhor altura.

Tenho a certeza que se tivessem marcado as eleições antes do período de novas contratações de inverno, o Vitória poderia ser melhor reforçado com jogadores de qualidade.

Estes senhores já devem saber, faz tempo, que não estavam a dar o melhor contributo ao Vitória e poderiam ter passado a pasta em Novembro de 2006, só assim ainda poderiam sair com alguma dignidade.

Vimaranus

Anónimo disse...

Que grande post.

Cheio de conteúdo e muito pertinente. :)

Bom trabalho

----
www.primeiraliga.com
forum futebol