domingo, maio 14, 2006

Norton de Matos - O Percurso

Norton de Matos foi o treinador escolhido que, juntamente com o Presidente e o desejado Director Desportivo começam a planear a próxima época. Primeiro há que manter, nas medidas do possível, uma boa parte de jogadores, e juntar-lhes alguns jovens de valor e jogadores com experiência de Liga de Honra. Norton é conhecido por ser um conhecedor do mercado francês, onde todos os anos recruta 2 a 3 jogadores, e também tem uma vasta base de dados de jovens valores, especialmente da Argentina.

Norton de Matos foi um conhecido jogador entre as épocas de 1972/73 e 1986/87 chegando mesmo a representar a selacção AA em 5 ocasiões. Tendo-se destacado ao serviço do Standard de Liége.

Em 1989/90 iniciou a carreira de treinador no Atlético de onde saiu poucos meses de pois de ter entrado para trabalhar na selecção de esperanças juntamente com António Oliveira onde esteve até 1991. Ingresou então no Barreirense, onde permaneceu 2 épocas, conseguindo um 11º e um 3º lugar nas épocas de 91/92 e 92/93 respectivamente.

Em 1993/94 chegou à II Liga para orientar o Espinho, na primeira época fez um campeonato bastante sofrível, terminando num modesto 14º lugar, garantindo a permanência apenas a 2 jornadas do fim, na época seguinte construíu um plantel à sua imagem e terminou num honroso 9º lugar onde se destacaram na altura Artur Jorge e Bolinhas que juntos valeram 25 golos.

Em 1995 com a chegada de Pedro Santana Lopes à presidência do Sporting, Norton de Matos é contratado para Director Deposrtivo, cargo que ocuparia até 1997, já que em 1998 passou a ocupar o cargo de Consultor para o futebol, sendo na altura o Director Desportivo o também conheciso José Couceiro. Abandonaria o Sporting no final de 1999, do qual sairia depois de várias contratações falhadas entre as quais: Afonso Martins, Balajic, César Ramirez, Gimenez, Heinze, Kmet, Krpan, Lang, Hanuch e Viveros. Em quatro anos o Sporting faz 36 aquisições, das quais se destacam pela positiva os nomes de Pedro Barbosa, Pedro Martins, Quim Berto ex jogadores do Vitória e Acosta, Dusher e Quiroga dos poucos jogadores que acabaram por serem mais valias.

É só em 2001 que volta ao activo, no seu já conhecido Espinho, clube que tinha abandonado para trabalhar em Alvalade. Mais uma vez aposta no mercado francês e argentino, mas a época foi um verdadeiro fracasso, acabando por ser despedido à 25ª jornada, ocupando na altura os lugares que davam a despromoção à 2ªB.

Em 2002/03 substitui Carlos Manuel no Salgueiros com o objectivo de atacar a subida, mas não consegue melhor que um 9º lugar. Na época seguinte e com mais uma investida no mercado consegue alcançar o 6º lugar, época onde se destacaram: Nelson (Benfica) e Fábio Hempel (V.Setúbal) que se sagrou como melhor marcador da prova. Em 2004/05 voltou a investir no mercado e contratou José Fonte (Paços de Ferreira) e Moretto (Benfica), mas o clube acabaria por ser despromido à 2ªB ainda antes da época se iniciar por dívidas ao fisco.

Em 2005/06 assume as funções de treinador do V.Setúbal, mais uma vez o mercado francês é o preferencial, onde contrata jogadores como: Tchomogo, Lamcombe, Dembelé, Diakité, e os seus conhecidos Fábio Hempel e José Fonte. Consegue fazer um início de campeonato muito bom, apesar dos famosos salários em atraso acabando por ser despedido por divergências com o Presidente.

Sem comentários: