Norton de Matos foi o treinador escolhido que, juntamente com o Presidente e o desejado Director Desportivo começam a planear a próxima época. Primeiro há que manter, nas medidas do possível, uma boa parte de jogadores, e juntar-lhes alguns jovens de valor e jogadores com experiência de Liga de Honra. Norton é conhecido por ser um conhecedor do mercado francês, onde todos os anos recruta 2 a 3 jogadores, e também tem uma vasta base de dados de jovens valores, especialmente da Argentina.

Norton de Matos foi um conhecido jogador entre as épocas de 1972/73 e 1986/87 chegando mesmo a representar a selacção AA em 5 ocasiões. Tendo-se destacado ao serviço do Standard de Liége.
Em 1989/90 iniciou a carreira de treinador no Atlético de onde saiu poucos meses de pois de ter entrado para trabalhar na selecção de esperanças juntamente com António Oliveira onde esteve até 1991. Ingresou então no Barreirense, onde permaneceu 2 épocas, conseguindo um 11º e um 3º lugar nas épocas de 91/92 e 92/93 respectivamente.
Em 1993/94 chegou à II Liga para orientar o Espinho, na primeira época fez um campeonato bastante sofrível, terminando num modesto 14º lugar, garantindo a permanência apenas a 2 jornadas do fim, na época seguinte construíu um plantel à sua imagem e terminou num honroso 9º lugar onde se destacaram na altura Artur Jorge e Bolinhas que juntos valeram 25 golos.