sexta-feira, janeiro 29, 2010

Umas eleições complexas

Estamos a caminhar a passos largos para as eleições do clube, marcadas para 20 de Março. Pinto Brasil, foi o primeiro a apresentar-se aos associados e a apresentar algumas ideias chave: Gestão profissional e um centro de estágio, parecem ser as suas principais bandeiras. Emílio Macedo ainda não confirmou, mas é certo que vai apresentar-se a jogo, ladeado de Paulo Pereira. Apesar das críticas que foi alvo durante a maioria do seu mandato, e sua imagem tem vindo a melhorar junto dos adeptos, muito por culpa da carreira da equipa profissional depois da chegada de Paulo Sérgio. Pedro Xavier, que tem a ambição, legítima, de ser candidato, parece ter ficado com o espaço limitado depois de se ter demarcado por completo da actual direcção. A estes nomes temos de juntar o conhecido(!) empresário Jorge Afonso que já lançou notícias para os jornais a mostrar-se disponível. Por fim temos o "fantasma" Pimenta Machado pelo qual muitos dos Vitorianos ainda suspiram pelo seu regresso, e que vai demarcando algum espaço na comunicação social.

O ponto de partida é bom. Várias candidaturas, implicam troca de ideias e mais vontade em mostrar serviço e mostram que o clube está vivo e que, ao contrário de outros, podemos estar confiantes relativamente ao futuro. É necessário é que a campanha seja aberta e que todos se mostrem disponíveis para ouvir os associados e apresentarem as suas propostas de forma clara, sem vícios nem artimanhas que muitas vezes são usadas nestes contextos.

Muitos sabem da minha opinião, no que toca à "Unidade Vitoriana", defendo que a mesma deveria ser deslocada para fora da cidade o mais urgente possível. Um centro de estágios e/ou campo de treinos numa zona fora da "malha urbana" seria, no meu entender um passo claro para o futuro. Estivemos à frente uma década em relação a todos quando fomos os primeiros em Portugal a construir um complexo desportivo e agora temos de nos actualizar e renovar o mesmo ao nível de estruturas e também de organização. Porque a organização do mesmo ao nível de formação tem dado poucos frutos. Qual será o objectivo principal do complexo desportivo? Formar jogadores para a equipa principal do Vitória ou servir de campo de treinos para a equipa principal? É que se o objectivo principal for a formação de jovens, penso que temos ficado muito aquém no que diz respeito ao seu aproveitamento final.

Em 20 anos de formação integral de jovens, convido-vos a fazerem um exercício de quantos temos aproveitado para a equipa principal. A equipa actual é talvez das que mais aproveitou, embora tanto Flávio como Custódio foram repescados e apenas Targino foi sempre uma aposta clara(!). Pedro Mendes e Fernando Meira é muito pouco em 20 anos...

Espero que este seja um ponto aberto da campanha, mais do que possíveis reforços ou piscinas olímpicas de 25 a 30 metros(!)..

E sábado estamos na Luz. Desfalcados mas sempre com a frase que tanto nos orgulha: "Somos Vitória até Morrer!"

@ Vitoriasempre.net

2 comentários:

António Pista disse...

Bom dia,

Sou o administrador do blog Águia de Ouro, e gostaria de convidar um elemento de cada um dos clubes: Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Marítimo, Nacional da Madeira, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, União de Leiria e Académica, para formar um novo blogue referente à Liga Sagres.

Por favor se está interessado, envie-me e-mail com a sua disponibilidade, e a periodicidade com que pode publicar no blogue.

Obrigado.

António Pista disse...

Devem estar orgulhosos pela actividade e mobilização que o clube gera.

O Vitória é sem dúvida um exemplo a seguir no futebol português.

Parabéns!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/