domingo, março 15, 2009

Jornada 22


Voltamos a fazer um jogo pobrezinho, mas como (quase) não cometemos erros na defesa, e marcamos na única oportunidade que tivemos, lá ganhamos aos da capital. Já não era sem tempo...sorte? prefiro acreditar que é trabalho!

Costumo dizer que a sorte consegue-se com trabalho. Mas no futebol esta máxima nem sempre se aplica. Paulo Pereira parece carregar mesmo uma verdadeira estrela, depois dos sucessos conseguidos nas duas épocas anteriores, e de já nesta época com a equipa de Voleibol ter feito algo que era para muitos impensável, voltou à equipa de Futebol e esta respondeu com dois triunfos, quase inimagináveis aos olhos dos mais cépticos. 

Pode não existir aqui uma relação causa-efeito, mas  os resultados falam por si. Não sou muito dado a estatísticas no Futebol, nem a questões enigmáticas ou supersticiosas, porque o Futebol é (tem de ser) muito mais do que isso, e só se consegue o sucesso com trabalho e muita dedicação. 

Emílio Macedo voltou a mentir (ainda bem desta vez!) quando afirmou que assumiria o Futebol até ao final da época. Em bom tempo percebeu que não era capaz de acumular as funções, nem se quer tinha o carisma para tal. Percebeu bem quando viu que entre direcção e equipa técnica só existia uma pessoa que ainda tinha a imagem em alta, Paulo Pereira claro, percebeu que Almeida, Vasco Santos, Cajuda e o próprio Emílio não tinham outra saída a não ser dar a imagem do futebol ao "Sr. Euromilhões". Uma decisão bastante acertada, e com alguma dose de inteligência, finalmente.

Paulo Pereira assumiu então o futebol, não fugindo (como outros) quando a pressão começava a aumentar para os lados do castelo. Bem pelo contrário, assumiu numa conjectura difícil, e sem grandes apoios. Agora há que preparar a próxima época sem grandes rodeios e tentar conseguir ainda o máximo nesta que está quase perdida, mas ainda há uma réstea de esperança.

Continuo a acreditar que Cajuda deverá seguir outro caminho, para o bem de todos. As constantes declarações afirmando o seu benfiquismo, não mostram, como o próprio diz, carácter, mostram antes que vive num mundo completamente louco, e que se recusa a ver a realidade. É para mim impensável um qualquer jogador, treinador ou profissional do Vitória afirmar constantemente o seu "amor" por clubes rivais.  Mas parece que os tempos agora são mais brandos. Imagine-se que Jesualdo, que também é benfiquista assumido, na véspera do jogo frente ao benfica assumiria que é um benfiquista dos quatro costados. A questão não é a veracidade das declarações, é o timing e a conjectura. Por mim nem mais um dia no clube para este senhor!

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente artigo. Mostra com grande clareza a situação da equipa de futebol sénior do Vitória.

jotafundador disse...

O Manuel Cajuda votou a mostrar uma grande falta de respeito pelo VITÓRIA e pelos Vitorianos.
Hoje sou Vitória até morrer, amanhã se estiver mau tempo, sou Benfiquista desde pequenino.

Eu só sou do Vitória.
Cump.

El Abuelo disse...

Hola. Entérate de las maravillas que posee el Ecuador, donde podrás opinar, votar y otras cosas más. Conoce Ecuador con mi página:

www.lomejordelecuador.blogspot.com