terça-feira, outubro 21, 2008

O 4x4x2 do Vitória

O Vitória tem apostado no 4x4x2 como sistema para os últimos desafios, em detrimento do 4x2x3x1 da época passada. Vantagens e desvantagens do sistema, o que mudou e o que pode vir a mudar.


O duplo-pivot que joga no meio campo é o motor da equipa, Flávio Meireles e João Alves complementam-se de forma quase perfeita, Flávio recupera e passa curto para Alves que tem de ter já a jogada pensada na cabeça, antes da bola chegar aos seus pés. É aqui que começa o ataque vitoriano. Quando este sistema não funciona, raramente o Vitória consegue crescer em campo.

No 4x2x3x1 o processo sempre foi este, apoiado num bom desempenho das laterais, com Alan e Desmarets na época passada apoiados sempre pelos laterais de serviço, Andrezinho e Momha ou Luciano.


A saída de Alan e Ghilas, estaria à partida colmatada com as entradas de Luis Filipe e Nuno Assis, porém as lesões dos dois reforços que chegaram da Luz fez Manuel Cajuda alterar os planos, mudando o sistema aproveitando assim Douglas e Roberto como dupla de ataque, o que tem dado bons resultados.

João Alves e Flávio continuam a complementar-se no meio campo, Desmarets embora ainda longe dos bons desempenhos da época passada vai cumprindo na ala esquerda, Fajardo vai deambulando entre as costas dos avançadose e a ala, mas com a recuperação de Luis Filipe deverá perder o lugar para o extremo que joga um futebol mais directo e é mais eficaz nos cruzamentos na extrema direita.

Neste sistema de 4x4x2 surge uma dúvida: Onde encaixa Nuno Assis?

Caso Nuno Assis recupere, está agora sem espaço na equipa, uma vez que o Vitória deixou de utilizar um dez no seu sistema de jogo, assumindo em vez disso um futebol directo e pelas alas como forma de ataque, onde Luis Filipe, Carlitos, Desmarets, Fajardo e mesmo Marquinho são os protagonistas. A recuperação de Assis poderá fazer com que Cajuda volte ao 4x2x3x1.

Ainda sobre o 4x4x2, Cajuda tem outro grande problema. Apenas contamos com dois pontas de lança no plantel, Jean Coral não é ponta de lança, e não se esqueçam que o miúdo tem a idade do Tiago Ronaldo.

Sem comentários: