quinta-feira, agosto 27, 2009

Vitorianos, Vingada e o Presidente

Tenho dificuldade em perceber alguns exageros que aconteceram no final do último jogo em Guimarães. Assisti a situações como já não via há muito tempo. Pensei eu que éramos um povo civilizado, e que sabíamos "separar o trigo do joio" -afinal não! Cenas deploráveis de agressões gratuitas a adeptos indefesos, sem qualquer tipo de justificação racional. Apenas porque apoiam outro clube...


Antes destas cenas, no campo Vingada mostrou, a quem tinha dúvidas, que entre ele e Cajuda existem poucas semelhanças. Fez mudanças tácticas profundas. Assumiu que era inferior ao Benfica e tomou como prioridade a defesa das acções atacantes do adversário. 343, 352, 433 ou 442, o esquema táctico pouco importa, quando a atitude é de entrega ao jogo, e os jogadores sabem qual a sua função em campo e quais os princípios de jogo. Quando assim é, mais tarde ou mais cedo, acabará por dar os seus frutos. E frente ao Benfica lembrei-me de uma frase que ficou célebre: "Perdemos o jogo, mas ganhamos uma equipa!"


Antes do jogo, a Direcção tomou uma das decisões mais polémicas dos últimos tempos. Um sector da Bancada Sul aberto a adeptos benfiquistas. A decisão apanhou de surpresa vários sócios com lugar anual comprado para aquela bancada, e incendiou os ânimos ainda durante o encontro, com Emílio Macedo a ser o principal alvo das críticas. Ameaçou demitir-se, mas pela segunda vez no mandato volta atrás e não não dá essa alegria a cada vez mais vitorianos. Contudo ao que indica terá de apresentar justificações numa AG extraordinária. Esperemos para ver se desta vez terá respostas para dar aos associados...

"O Vitória Somos Nós"

terça-feira, agosto 25, 2009

Notas

Nelo Vingada surprendeu muita gente. Mudou radicalmente a estrutura táctica da equipa. Tinha de ser. Mudou e anulou por completo o adversário. Só faltou encontrar a táctica para anular o 2º adversário, o árbitro...

Muito se fala sobre se esta poderá ser a táctica certa para esta equipa, não penso que exista uma táctica, mas antes um modelo de jogo. Jogar com 3 centrais é o factor menor, porque pode ser ofensivo ou defensivo, dependendo da atitude dos laterais. Contra o Benfica Andrezinho e Desmarets seguravam nos extremos adversários, mas o centro do terreno ficava entregue a um desamparado Flávio e a um super-esforçado Nuno Assis em acções defensivas, que deixava Douglas sem apoio.

Não correu mal de todo, mas no fundo o "encaixe" que Vingada planeou era sobretudo para não sofrer golos. Pensou realisticamente. Primeiro defender e depois atacar, mas a sorte, mais uma vez, não esteve do nosso lado.

Targino juntamente com Assis foram os jogadores de campo mais irreverentes. Faltou ao primeiro alguma experiência e sorte nos dois lances mais perigosos do Vitória.

Ficamos sem Assis e Flávio para a próxima jornada em Paços de Ferreira, onde defrontamos a equipa de Paulo Sérgio, um dos bons treinadores da Liga, que assenta na criatividade de Cristiano.

A direcção continua muda e calada. Nem uma palavra de desagrado ao comportamento da equipa de arbitragem. Provavelmente esta situação faz parte do aclamado protocolo.

terça-feira, agosto 18, 2009

Empatas

Não percebi.

O Nelo Vingada parecia que tinha percebido alguns dos problemas da época passada. Mas afinal não.

Quando vi a equipa parecia que ainda tinha a mão de Manuel Cajuda.

João Alves, Desmarets e Andrezinho precisam de tempo de banco.

E pensei eu que na pré-época se tinha percebido que um extremo de raíz teria de ser sempre titular.

Afinal não...

terça-feira, agosto 11, 2009

3 notas

1. Nelo Vingada diz já ter o 11 praticamente definido. A ser o 4-2-3-1 que tem apostado. Nilson, Alex, Sereno, Moreno e Milhazes na defesa parecem para já intocáveis. Flávio vai em vantagem para o lugar de trinco. João Alves, Desmarets ou Custódio a fazer dulpa com o capitão. Nuno Assis, Rui Miguel e um extremo puro, que deverá ser Jorge Gonçalves ou Targino e Douglas na frente de ataque. Deverá andar por aqui o 11 base.

2. Leandro Silva confirmado como jogador vitoriano. Central brasileiro emprestado pelo Benfica. Já estávamos com excedentários, agora contamos com 5 defesas centrais. Não percebo. Ou será que o Sereno não está seguro?

3. O Vitória começa o campeonato dia 17 em Setúbal às 18h(!) numa segunda-feira. Época nova, velhos pecados. Um jogo a uma segunda-feira às 18h não lembra a ninguém, só mesmo em Portugal. Continuamos bem! Sr. Emílio Macedo pelo menos mostre alguma indignação, se não for pedir muito!