quarta-feira, julho 22, 2009

Questões tácticas

O jogo de apresentação do Vitória serviu para confundir o treinador Nelo Vingada. A equipa jogou muito melhor na 2ª parte quando abriu o jogo com dois alas (Targino e Jorge Gonçalves) do que na primeira em que Nuno Assis e Rui Miguel, apesar do bom entendimento demonstrado, afunilavam o jogo.

No centro da defesa, Sereno foi o único jogador sóbrio, e na direita Alex esteve bem melhor que Andrezinho. Flávio é o capitão, e o líder da equipa, mas Custódio esta época vai colocar o seu lugar em risco, muito por culpa das transições ofensivas, em que é bem mais eficaz.

Targino parece ter confirmado o seu lugar no plantel.

Fica agora na cabeça de Nelo Vingada a decisão: O 4-4-2 da 2ª parte, com 2 alas abertos e 2 médios de contenção, ou o 4-1-4-1 da 1ª, com um pivot defensivo 4 médios de transição e um ponta de lança.

segunda-feira, julho 13, 2009

Notas

1. Mendieta parece que mostrou eficácia na marcação de livres. Teremos finalmente um marcador de livres na equipa?

2. Não foi a Marquinhos, João Alves, Douglas ou Nilson, mas o Vitória parece que ouviu a mensagem e está a tratar das renovações de Desmarets e Roberto.

3. Cajuda ainda anda por ...

4. Fajardo já não é jogador do Vitória. Seguiu para a Grécia, ao que parece a custo zero(!). Em duas épocas, ficou na retina o arranque da época 2007/08, com 4 golos nas 5 primeiras jornadas. Foi expluso à 6ª e depois voltou a ser a tal promessa adiada do futebol português. Boa Sorte!

quinta-feira, julho 09, 2009

Precaver o futuro próximo!

Muito se tem falado sobre a competência da actual direcção para dirigir o nosso clube. Não quero entrar por aí, até porque foi eleita legitimamente para assumir um cargo que termina em Março do próximo ano, altura em que deverão ser feitas análises mais exaustivas sobre a sua actuação.

Não há direcções perfeitas, todas têm decisões mais acertadas, e decisões menos acertadas. Umas erram mais do que outras, mas salvo algo extraordinário devem cumprir os mandatos até ao fim.

Embora a crítica seja sempre um direito.

E esta direcção tem demonstrado que tem alguma dificuldade em antecipar os acontecimentos. Por vezes (ou muitas vezes) o timming de actuação é ultrapassado.

Recentemente, foi assim quando decidiu despedir Cajuda, demorou a perceber que o seu ciclo tinha terminado, e teve de ser o próprio a forçar a saída com declarações menos próprias a um treinador.

É assim que agora se reflectem os negócios de Andrezinho e Sereno. O primeiro é dado como dispensável, mas o Vitória exige uma quantia significativa pelo seu passe. Passando-se o mesmo com Sereno, embora no caso deste o Vitória até agradeceria a sua permanência em termos desportivos.

Acontece que tanto num caso como noutro, o Vitória não soube salvaguardar os seus interesses atempadamente. Não renovou os contratos quando deveriam ser renovados, e agora os jogadores forçam a saída a preços mais baixos, é claro.

Não nos vamos iludir com "amor à camisola" por parte de qualquer jogador. É lógico que qualquer um põe os seus interesses pessoais em primeira instância. Agora o Vitória encontra-se numa situação algo ingrata em termos de negociação. Falta perceber se entre a venda a preços de saldo ou a saída a custo zero no final do campeonato existe alguma diferença...

É importante perceber atempadamente se não será importante renovar já com Marquinhos, João Alves, Douglas e Nilson. Para evitar que esta conversa se repita daqui a cerca de um ano...


@ VitoriaSempre


sexta-feira, julho 03, 2009

Curtas

1. Depois da renovação de Nuno Assis, é agora confirmada a contratação do médio ex-Paços de Ferreira Rui Miguel. 2 excelentes notícias em tempos algo conturbados...

2. Nelo Vingada já assumiu a necessidade de contratar um extremo esquerdo. Marinho da Naval penso que poderia ser uma boa aposta.

3. O plantel está neste momento com 34 jogadores, 7 são reforços (Mendieta, Lazzaretti, Alencar, Alex, Kamani, Jorge Gonçalves e Rui Miguel), 3 saltaram dos juniores (Claúdio Ramos, Dinis e Lamelas) e 3 são regressos de empréstimos (Targino, Felipe e Paulo Henrique). Resta saber quantos destes seguem para estágio.