sábado, fevereiro 23, 2008

Será teimosia?



Mrdakovic tem merecido a confiança da equipa técnica vitoriana desde o inicio da época, salvo raras excepções. É um jogador do qual consigo ver poucas qualidades, admito que se esforce, que dá tudo o que tem, mas a rentabilidade tem sido bastante reduzida, apesar dos 5 golos no campeonato. Está constantemente em posição de fora-de-jogo, é um jogador lento de processos, durante 90 minutos consegue o improvável para um ponta de lança, que é não ganhar um único lance de cabeça, apesar das várias solicitações a que é sujeito. Todos os jogadores tem limitações, altos e baixos de forma, Mrdakovic é neste momento um jogador que não merece o futebol que o Vitória vai desenvolvendo até à linha atacante.

O Futebol Vitoriano desenvolve-se sobretudo pelas alas, com jogadores rápidos e com boa capacidade de cruzamento, Fajardo, Ghilas, Alan, Desmarets e Andrezinho são disso exemplo, mas ao homem que se pede capacidade de cabecear, aparecer em zonas de remate, poder de desmarcação, apenas se vislumbra a capacidade de esforço, corrrendo muito, embora grande parte das vezes sem grande objectivo...

A constante aposta em Mrdakovic para jogador mais avançado do 11 Vitoriano, parece-me pura teimosia!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Moreno


A caminho dos 27 anos, Moreno demora a afirmar-se na principal equipa da Cidade Berço. Esta época tem sido parca em minutos de utilização (68' até à data) e a sua 4 época no plantel principal poderá ser a pior em termos estatísticos.

Como médio de cobertura, médio de transição ou mesmo defesa central Moreno nunca foi uma aposta frequente dos vários treinadores que passaram por Guimarães. O seu Vitorianismo dá-lhe um lugar especial entre os adeptos do clube do Rei, mas esse mesmo Vitorianismo chegou a trazer-lhe dissabores no campo, num passado recente, quando o coração por vezes ultrapassou a razão.

Embora sempre tenha sido um suplente de "luxo" ao Capitão Flávio, não ficaríamos nada a perder se podéssemos ter os dois em campo, e assim dar uma alegria extra às gentes de Guimarães de poderem ver dois dos jogadores formados no clube a representá-lo com devoção semanalmente.

Já aqui escrevi anteriormente que sempre vi no Moreno um médio razoável, embora ache que poderia dar um bom central. O tempo não me tem dado razão, muito por falta de oportunidades a que o jogador se vê submetido. Continuo a defender a mesma posição, e mais do que nunca, penso que poderemos estar na altura certa para apostar na sua afirmação na posição de defesa central.

Cajuda parece já ter percebido isso, e já por mais do que uma vez apostou no Moreno para a posição de central nos jogos da Liga Intercalar. Agora, com Sereno fora de jogo a aposta poderá recair sobre ele. E quem sabe se não estará aqui tão perto o central que no final da época andaremos à procura para a já mais do que anunciada saída de Geromel.