sexta-feira, agosto 31, 2007

Renovações

Aí estão as elas. Geromel, Moreno e Targino renovam, ficam a faltar Ghilas, Serginho e ..... Nilson.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Liga Record


Inscreve-te na Liga "Bancada Nascente" da Liga Record. Procura o código: bancada

segunda-feira, agosto 27, 2007

Pelé


O médio Vitoriano vai jogar no Inter de Milão. 2 milhões de euros, ao que parece, foi o preço do seu passe. É uma boa venda, dificilmente iria ganhar um lugar na equipa titular do Vitória, João Alves e Moreno são as primeiras escolhas de Cajuda para a posição, e dificilmente conseguiria ter, ao serviço do Vitória, um valor de mercado mais elevado do que o actual, depois das boas exibições no Torneio de Toulon.

Como já tinha previsto, era uma venda inevitável, tendo em conta que estava no último ano de contrato, apenas se estava à espera do melhor negócio que Jorge Mendes conseguisse arranjar. Boa Sorte miúdo!

domingo, agosto 26, 2007

Quem, para substituir Danilo?


Danilo, vinha prometendo uma boa época, mas a lesão no tendão de aquiles deixa-o de fora das opções nos próximos meses. Com a lesão de Danilo, abre-se uma vaga no centro da defesa. O vitória tem Radanovic, Márcio Martins, Sereno e Moreno como opções para um lugar ao lado de Geromel.

Sereno já demonstrou qualidades, mas para já é mais útil a jogar nas laterais, embora o regresso de Momha possa alterar esta situação.

Com Radanovic, ganhamos ‘altura’ que poderá ser importante nos lances aéreos, especialmente nas bolas paradas, tanto a nível defensivo, como ofensivo. Mas, na sua estreia no Afonso Henrique mostrou nervosismo e pouca segurança no seu jogo. Contudo, a presença de Sereno e Geromel na sua zona de acção pode dar-lhe a segurança que não teve, especialmente com Luciano Amaral no jogo de estreia.

A opção Moreno, é a que mais me agrada. Primeiro, porque ganhamos ‘força’ no sector defensivo. Segundo, porque parece estar mais contido nas suas intervenções, que já chegaram a prejudicar o Vitória. Terceiro, porque ganhamos uma excelente opção nos lances de bola parada.

De Márcio Martins, vi pouco. E, será à partida a última opção, embora Cajuda possa apostar no brasileiro que mostrou também credenciais na pré-época.

2 jogos, 2 empates.

O Vitória jogou bem. Jogar na Luz não é fácil, e a equipa de Cajuda mostrou que joga mesmo para ganhar em qualquer jogo. O 4-3-3 de Cajuda era um 4-2-3-1, com Flávio e Alves na frente do quarteto defensivo onde alinharam, Andrezinho e Sereno nas laterais e Geromel e Danilo no centro, protegendo a baliza do guardião Nilson. Alan e Carlitos nas alas, e Fajardo a ‘10’ no apoio a Miljan, o ponta de serviço.



Nilson, foi pelo segundo encontro consecutivo, um dos melhores, senão o melhor, com boas intervenções, com destaque para a defesa ao livre apontado por Cardozo.

Sereno, dá outra estabilidade à defesa. Impecável a nível defensivo, perde algum fulgor nas acções ofensivas, onde Andrezinho se sente melhor, embora hoje não se tenha mostrado muito, chegou a aparecer na ‘cara’ de Quim a finalizar, depois de mais um bom entendimento com o ala de serviço. Geromel, está de volta. Ainda bem! Jogou quase sempre em antecipação, e esteve em excelente plano. Danilo esteve seguro, ganhou quase sempre os lances pelo ar e esteve sempre muito concentrado. Moreno, substituiu o lesionado Danilo, e mostrou que é opção a central. Apontou um livre, bem ao seu estilo que quase dava golo.

Flávio, mostrou a eficácia que se lhe reconhece a nível defensivo, sempre com uma excelente ocupação dos espaços, e impecável nos lances aéreos. João Alves pautou o jogo, e, embora não deslumbrando, nunca complicou. Os dois mostram bom entendimento, mas algo lentos na disputa pelas bolas divididas.

Carlitos, aproveitou a aposta na titularidade, para mostrar credenciais, com bons lances em ambas as alas. Alan, continua muito ‘agarrado’ à bola, e perde o tempo de passe demasiadas vezes. Bem substituído por Ghilas no início da segunda parte, embora, mais uma vez, Ghilas não esteve ao seu nível. Fajardo, voltou a fazer uma boa exibição, no meio, ou a descair nas alas, sempre muito interventivo. Desmarets entrou para a ala esquerda, segurando Nelson. Eficaz.

Miljan, esteve muito só, o meio campo não chegava lá. Nas poucas oportunidades que teve, esteve bem. Esforçado, segurou bem a bola à espera do apoio.

segunda-feira, agosto 20, 2007

1ª Jornada

Um empate para começar no duelo dos Vitórias...

foto: vgsempre.blogspot.com

Nilson, o salvador.

Luciano e Andrezinho provaram, para quem não sabia, o que são laterais brasileiros. Fracos a defender e perdidos em campo. Radanovic, o pior em campo. Danilo, fez uma exibição a roçar o fraquinho, mas com aqueles companheiros na defesa, não se podia pedir mais... volta Geromel!

João Alves foi o mais esclarecido, Flávio nem por isso, Fajardo começou bem e com bom golo, mas perdeu o gás todo. Ghilas não se viu. Desmarets mostrou que é opção, e das boas.

Alan correu e rematou, mas sem grande felicidade, Carlitos mostrou qualidade. Miljan foi incansável e quase marcava no final. Targino foi velocidade e alguns cruzamentos.

sexta-feira, agosto 17, 2007

Plantel 2007/08


Guarda-Redes

Nilson: O titular indiscutível da baliza vitoriana nas duas últimas épocas, parte em clara vantagem para o lugar de guarda-redes titular. Ele, que é um dos jogadores mais acarinhados pela massa associativa.

Nuno Santos: Segunda época a defender as cores vitorianas e provavelmente será a segunda época com lugar garantido no banco de suplentes. É um bom guarda-redes, e já teve oportunidade de o mostrar no Vitória, contudo a boa forma de Nilson nas últimas épocas não lhe deixa muitas hipóteses para brilhar.

Serginho: A aposta de futuro da baliza vitoriana. Mostrou nesta pré-época que tem qualidades, e que poderão contar com ele para a luta. Boa estampa física e excelentes reflexos são o seu cartão de visita.

Defesa

Andrezinho: É um lateral baixo (1,72m), numa defesa onde a altura é uma imagem de marca. Mostrou qualidades sobretudo no cruzamento, e na velocidade que consegue imprimir ao jogo. É um lateral brasileiro, e por isso precisa ainda de rever alguns aspectos de posicionamento defensivo. Deverá ser uma das apostas da época.

Sereno: O central de Elvas é aposta a lateral. A polivalência assegura-lhe um lugar nas convocatórias de Cajuda. Tem, aos 22 anos, a oportunidade de se estrear nos grandes palcos, onde será sobretudo aposta nos jogos fora de casa, sempre que seja necessário acrescentar centímetros à defesa, contudo fica a impressão que a posição de central é aquela que melhor lhe assenta. Um valor com futuro assegurado.

Momha: O Camaronês deixou boas indicações na época passada, contudo uma lesão afastou-o do arranque desta pré-temporada. Mostrou ser um lateral "adulto" e com bom sentido posicional, velocidade e boa visão de jogo são as características fortes do lateral.

Luciano Amaral: Começou por mostrar muitas carências a nível de posicionamento defensivo no início da pré-época, mas foi melhorando esse aspecto acabando por ser um dos melhores nos últimos jogos. Boa capacidade técnica, procura sempre uma boa "tabelinha" com o médio interior ou com o extremo. Forte no "um para um" mostrou também boas credenciais ao nível do cruzamento.

Geromel: A jóia da coroa vimaranense, vai para a sua terceira época a defender as cores do rei. É um central muito forte no posicionamento e tem na velocidade e capacidade de desarme os seus pontos fortes, apresenta uma boa qualidade técnica sempre que sai a jogar, contudo precisar de melhorar os aspectos de eficácia, "nem sempre é possível jogar bonito". Uma aposta segura.

Danilo: Aquele que deverá começar no eixo da defesa ao lado de Geromel. Visto por muitos com algum descrédito no início da época passada, Danilo foi uma pedra basilar no regresso do Vitória à primeira liga. Sempre muito eficaz nas suas zonas de acção, não gosta de inventar e prefere jogar pelo seguro. Forte no jogo aéreo e na marcação.

Márcio Martins: Dos 3 brasileiros que chegaram para a defesa vitoriana, Márcio é talvez aquele que apresenta melhor currículo, mas será aquele que terá uma tarefa mais árdua na luta por um lugar na equipa titular. Canhoto, Márcio Martins mostrou que gosta de marcar em cima, sem dar muito espaço ao adversário. A velocidade parece não ser o seu forte. Uma lesão na pré-época poderá ter condicionado o início da época.

Radanovic - "A Torre": 1,94m fazem dele o jogador de campo mais alto da Bwin 2007/08. Radanovic foi o último a chegar dos reforços para a nova época. O Sérvio de 27 anos foi contratado para ser sobretudo sinónimo de experiência no sector mais recuado da equipa Vimaranense, contudo as suas aparições na pré-época ficaram marcadas por algum nervosismo e falta de segurança nas acções defensivas. 25 golos nas últimas 4 épocas na primeira liga Sérvia mostra o quanto é forte no jogo aéreo e nas acções ofensivas. Poderá ser uma peça chave na equipa.

Meio-Campo

Flávio Meireles - "O Capitão": É actualmente uma peça vital no plantel vimaranense, vai para a sua 5ª época ao serviço dos Vitorianos na equipa principal. É um jogador duro, e faz valer o seu físico para se impor, e numa defesa como a nossa é importante um jogador assim. Forte no jogo aéreo e no desarme, apresenta limitações na transição para o ataque. A sua liderança em campo dá-lhe um lugar assegurado no 11 de início da época.

Moreno: Uma das caras da cantera vimaranense, Moreno ainda não se conseguiu impor na equipa vitoriana. Sempre o achei como um bom central, e um médio razoável, e penso que o tempo me vem dando razão. Apresenta-se como o suplente natural de Flávio. Precisa de conter os seus ímpetos, para não prejudicar a equipa vitoriana, quando exagera na mostra do seu Vitorianismo.

Pelé: A renovação do contrato poderá ser encarada como uma forte aposta no futuro. Pelé foi uma das revelações do Torneio de Toulon, onde mostrou toda a sua qualidade técnica. Com boa presença física, sabe ocupar bem os espaços de cobertura, precisa de dar mais velocidade nas transições para o ataque. Poderá ser a surpresa desta época e tornar-se um médio de referência nos próximos anos em Portugal.

João Alves: O box-to-box que tem vindo a faltar nas últimas épocas na Cidade Berço parece estar encontrado. Alves é daqueles jogadores que não engana, qualidade técnica, capacidade de passe, excelente visão de jogo. Poderá ser o parceiro ideal para Flávio que nunca jogou com um verdadeiro 8 desde que regressou a Guimarães. A velocidade não é o seu forte, mas melhorando os aspectos de resistência será peça chave no 11 Vitoriano.

Desmarets: O francês, que chegou a Guimarães sob indicação de Norton de Matos revelou-se como sendo uma peça vital na subida de divisão. Rende mais quando descaído para a esquerda, onde ocupa posições de falso interior esquerdo. Com forte apetência para descair para a ala, embora a velocidade não seja o seu forte, consegue através do seu excelente pé esquerdo causar estragos nas defensivas contrárias. Será uma boa solução no meio campo Vitoriano.

Fajardo: Bom de bola, Fajardo é uma promessa adiada do futebol português. No meio ou na ala, Fajardo é sobretudo um tecnicista que gosta de fazer o último passe. Fez uma excelente pré-época sob a orientação do seu bem conhecido Manuel Cajuda. Será uma aposta sem grandes doses de risco de Cajuda, e poderá emprestar alguma magia ao meio campo Vimaranense.

Tiago Ronaldo: O último dos produtos da cantera Vimaranense, Tiago Ronaldo mostrou-se pouco nesta pré-época. Jogou como médio interior onde mostrou ser bom tecnicamente e com boa leitura de jogo. É uma aposta para o futuro.

Avançados

Ghilas - "O Francês": Ghilas chegou a Guimarães como sendo um 10 goleador, mostrou ser um goleador, não lhe peçam é para ser o regista da equipa. Gosta de jogar solto na frente de ataque, e é aí que faz valer a sua velocidade e excelente sentido de desmarcação. Não conduz a bola de cabeça levantada como um típico 10, prefere a tabelinha, ou o passe rápido. Pode ocupar qualquer uma das posições na frente de ataque. É um dos preferidos dos adeptos, onde Ghilas se tornou sinónimo de golos, 12 na última época e 6 nesta pré-época. Será uma das surpresas da Superliga deste ano.

Alan: O extremo que chegou do FC Porto foi uma das melhores unidades na pré-época, dotado de velocidade e capacidade de cruzamento, Alan é, assim como Fajardo, um dos jogadores que já foi treinado pelo técnico algarvio no escalão principal, e foi com ele que fez uma das melhores épocas da carreira no Marítimo, 34 jogos e 9 golos em 03/04. Será uma aposta certa de Cajuda, e, ora no flanco esquerdo, ora no direito, terá o lugar quase garantido na equipa Vitoriana.

Carlitos: O extremo de Barcelos é o jogador com mais experiência de 1ª Liga, em 13 épocas conta com 223 jogos e 30 golos. Carlitos é, aos 30 anos, um jogador que mantém intactas as capacidades pelas quais ganhou fama, velocidade, capacidade de drible e cruzamento. É uma aposta de Cajuda, e será um jogador muito útil ao longo da época, embora deva começar a maioria dos jogos sentado no banco de suplentes.

Targino: O Alentejano que chegou a Guimarães com 15 anos, vai para a sua 4 época na equipa principal. Aos 21 anos é apontado como uma das grandes promessas da escola vimaranense, embora seja criticado por muitos dos vitorianos. Velocidade e poder de arranque são os seus cartões de visita, sente-se como peixe na água a jogar em contra-ataque descaído para uma das alas, preferencialmente a esquerda, contudo precisa de melhorar alguns aspectos como o controle de bola. Na época passada foi o 2º melhor marcador da equipa do Afonso Henriques, apontando 6 golos.

Miljan - "O Matador": Foi na pré-época uma agradável surpresa, mostrando ser um finalizador, 6 golos, tantos como Ghilas. A técnica não é o seu forte, nem adorna muito os lances, prefere apostar na capacidade física e na raça para desgastar as defesas contrárias. Incansável ao longo dos 90 minutos, será um dos goleadores da prova. Tem em Guimarães, aos 25 anos, a possibilidade de estabilizar uma carreira que até agora tem sido bastante instável, 9 clubes em 7 épocas.

Felipe - "Tigrão": Felipe apresentou-se nesta pré-época em boa forma, embora pareça ser a segunda opção de Cajuda no que diz respeito ao homem de área. Tecnicamente evoluído, Felipe mostrou credenciais sobretudo no jogo de cabeça, apontando 2 golos durante a pré-época. Pode também jogar como segundo avançado.

Rabiola: Apareceu na última época como uma das apostas de Manuel Cajuda nos últimos jogos do campeonato, marcando um golo em 5 jogos, o que lhe valeu uma transferência para o F.C. do Porto aos 18 anos. Rabiola é uma das pérolas saídas da formação Vitoriana nos últimos anos. Ponta de lança, ou segundo avançado, Rabiola será à partida a terceira opção no centro do ataque. Apontou um golo na pré-época.