terça-feira, maio 29, 2007

Na época do defeso

O Vitória, um ano depois, está de volta ao primeiro escalão do futebol nacional. Agora, passado o pesadelo, é tempo de preparar não só a próxima época, mas também o futuro do clube. Não vão longe os tempos em que Académica e Belenenses, por exemplo, também estavam entre os maiores do futebol nacional, e que depois de caírem na segunda divisão nunca mais voltaram aos mesmos patamares.

Aqui há uns tempos falei da importância da estabilidade, um tema que volta a mostrar-se importante. Por vezes nem sempre o que vem do vizinho é melhor do que aquilo que temos em casa. É importante manter a base do plantel, o que parece que está a ser assegurado, ao contrário de outros anos. Mantermos os melhores é sempre importante.

O Vitória assumiu que vai lutar pelos lugares cimeiros da tabela. Não vai ser fácil. São precisos verdadeiros reforços para termos uma equipa competitiva a este nível. A generalidade dos adeptos são contra a vinda de jogadores emprestados. Mas será que um emprestado não pode ser um bom negócio? Não sou a favor, longe disso, mas por vezes é a melhor opção.

Os nomes que saem nos jornais são mais do que muitos, mas eu pessoalmente estou à espera de algo mais. Jogadores que a serem contratados, sejam realmente mais valias, -"mais vale poucos e bons, do que muitos e fracos"- mas a todos, sem excepção, dou o benefício da dúvida. Fala-se em 7/8 reforços, para colmatarem as dispensas já anunciadas, 2 defesas, 2 médios e 3 avançados. Um médio de transição continua a ser uma das lacunas graves dos últimos anos do Vitória. Posso dar uma sugestão? João Alves.

Targino tem 20 anos, foi o nosso terceiro melhor marcador, com 5 golos em 788 minutos, 1 golo a cada 160 minutos. Parece-me bastante razoável para um jogador da sua idade. O problema foi fazerem dele algo que aos 18 anos não era. Com todas as limitações que possa ter, tem também qualidades, é preciso é saber aproveitá-las...

segunda-feira, maio 28, 2007

quarta-feira, maio 23, 2007

4 Notas

1. Desmarets fica, Brasília parece que não. Obrigado pela excelente época!

2. Parece mesmo que vai ser a Lacatoni a marca oficial dos equipamentos. Foi a marca que equipou mais equipas dos campeonatos profissionais na época passada (7). Entre outros equipou o Braga, o Setúbal, e o Rio-Ave. Não são os mais bonitos, mas aposto que estes chegam a tempo!

3. Parabéns ao site oficial pela actualização permanente. Um excelente veículo para evitar especulações.

4. Afinal o Norton de Matos não é assim tão mau caçador de talentos.

segunda-feira, maio 21, 2007

29810

sábado, maio 19, 2007

É por isto que os Vitorianos são diferentes!


Fernando Meira festejando o título de campeão da Alemanha, com o cachecol do Vitória no braço direito e a bandeira nacional no esquerdo. Ainda há dúvidas?

quinta-feira, maio 17, 2007

Este já não deve voltar!

Cascavel ao que parece vai jogar no Trofense. Ainda vai haver boa gente a arrepender-se de o ter dispensado...

domingo, maio 13, 2007

Já está!!!


O Rosto da subida - Manuel Cajuda - Conseguiu em meia época aquilo que parecia completamente perdido na primeira metade. Em 15 jornadas, só perdeu as 2 primeiras, 10 vitórias e 3 empates, com um score de 24 golos marcados e apenas 4 sofridos. Já agora mk, podes aproveitar esta foto...

O Gondomar merece também o nosso tributo. Primeiro fez cair o Norton de Matos à jornada 14 e com isso veio o Cajuda; na jornada passada ganhou ao Rio-Ave e permitiu-nos chegar aos lugares de subida; e hoje perdeu connosco e fez-nos regressar à primeira liga. Um Gondomar a 3 tempos que foi uma ajuda preciosa!

Parabéns Vitória! Para a semana vai ser estádio cheio!

Dia de fé(sta?)

13 de Maio de 2007. Para os católicos é dia de fé. Para os Vitorianos também.
Hoje joga-se em Gondomar a penúltima final do calvário que atravessamos ao longo do último ano. Hoje muito pode ficar decidido, caso o Vitória vença o seu jogo e o Rio Ave não faça o mesmo frente ao Olhanense. Mas o mais importante mesmo é fazer pelo menos igual ao que o Rio Ave fizer em Olhão, para no máximo termos de esperar uma semana e certamente venceremos o jogo que nos levará de volta à primeira divisão.
Nesse caso, as ruas de Guimarães se inundarão de gente, e será o dia da festa.

Perdoem-me os mais cépticos e pessimistas, mas acredito que dentro de 2 horas vou para o Toural de cachecol em riste, a comemorar, finalmente, o regresso ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído.
Estes vão ser os nossos heróis do dia:

Nilson; Rissut, Danilo, Geromel, Hélder Cabral; Flávio, Moreno, Desmarets; Ghilas, Brasília, Rabiola; e mais 1800 vozes de apoio dos melhores adeptos do mundo!

sexta-feira, maio 11, 2007

Private

Domingo não vou ao estádio, mas espero ir à festa! Vai preparando a fotografia do Cajuda, gosto mais do Maradona, mas promessas são promessas...

quinta-feira, maio 03, 2007

Parabéns

Depois de Rabiola, agora é a vez de Tiago Ronaldo, João Aurélio, João Ribeiro e Feliz assinarem contratos profissionais com o Vitória. Isto, na mesma semana em que Nandinho e Rafael foram chamados à selecção nacional de Sub-16. A formação do Vitória, e os seus responsáveis, estão por isso de parabéns.